Projeto do Parque Linear da Avenida Rio Arinos é apresentado à sociedade
PARQUE LINEAR - REQUALIFICAÇÃO E REVITALIZAÇÃO DA AVENIDA RIO ARINOS
quarta, 9 de junho de 2021 - POR: Assessoria de Imprensa | FOTOS: Assessoria de Imprensa

Projeto: Parque linear - Avenida Rio Arinos

A Administração Municipal recebeu e apresentou na manhã de hoje (09-06), o Projeto do Parque Linear da Avenida Rio Arinos, Projetado e doado pelas profissionais Juarenses: Rosana Silveira – Arquiteta e Urbanista, Evelin Montagna – Engenheira Civil, Claudia Musialak - Arquiteta e Urbanista e Thais Vedoveto - Arquiteta e Urbanista.

A ideia do Projeto, teve início no mês de Janeiro em uma reunião solicitada pelo Prefeito Carlos Sirena com os Profissionais de Arquitetura e Engenharia Civil do município, onde as profissionais em questão prontamente se “voluntariaram” a apresentar uma proposta para atender as necessidades da Avenida Rio Arinos, modernizando-a, mas sem esquecer de prezar pela qualidade de vida da comunidade.

Projeto urbanístico de requalificação da Av. Rio Arinos, com intervenção no canteiro central atendendo aos seguintes objetivos:

- Aumentar quantidade de vagas de estacionamento;

- Melhorar as condições de tráfego no trânsito entre veículos, pedestres e ciclistas;

- Tornar o espaço público acessível a portadores de deficiência ou com mobilidade reduzida;

- Primar pela qualidade de vida tornando o local um parque linear, sendo um espaço de convivência para pessoas, deixando de lado o rótulo de que uma avenida é estritamente para atender transito de veículos.

Projeto contará com:

Estacionamento – aumento do número de vagas:

O projeto contempla aumento no número de vagas de estacionamento tanto para carros, quanto para motos, além de reservar vagas preferenciais em pontos estratégicos como, próximo a faixas elevadas e parques.

A disposição do estacionamento ao centro na Avenida ocorre em paralelo e em 45º, sendo alternados em quatro trechos.

- trecho 01: Praça dos Colonizadores a Rua Nelson Taborda Lacerda; Lacerda;

- trecho 02: Rua Nelson Taborda Lacerda a Rua Bauru;

- trecho 03: Rua Bauru a Rua Pirapora;

- trecho 04: Rua Pirapora a  Av. Ayrton Senna.

Piso Intertravado – Concregrama

A adoção do Piso Intertravado (concregrama)  nas vagas de estacionamento em 45º, tem o objetivo de criar áreas permeáveis que ajudam no escoamento de águas pluviais para a terra, assim como, na redução do calor, já que sua superfície retém pouco os raios solares,  minimizando as ilhas de calor.

Faixas Elevadas – caminhos acessíveis

Faixas elevadas que se conectam em mesmo nível a ciclorrota compartilhada com pista de caminhada, possibilita caminho a acessível aos que necessitam, bem como segurança aos usuários, tanto aos que meramente estarão utilizando a avenida para estacionamento, quanto para os que estarão fazendo uso de bicicletas, caminhando ou até mesmo desfrutando de rodas de conversa nos três parques instalados ao decorrer de aproximadamente 880 metros do parque linear. O projeto contempla rampas de acessibilidade em todas as faixas de pedestres pintadas.

Ciclorota – Pista de caminhada

A ciclorrota compartilhada com pista de caminhada localizada no centro da Avenida, além de atender a acessibilidade, possibilita interação entre as pessoas,  pois ao mesmo tempo que umas estarão somente estacionando, outras estarão caminhando, pedalando ou desfrutando dos parques para socialização. Outro fator preponderante é a ciclorrota ser protegida em ambos lados por veículos estacionados, trazendo segurança aos usuários.

Parques de Lazer e Convivência Social

Os parques têm o objetivo de tornar a cidade viva, movimentada por pessoas interagindo socialmente, socialmente, trocando experiências, afinal uma cidade que atenda somente estacionamento de veículos se torna vazia e monótona. A cidade deve ser segura, sustentável e saudável. O espaço público deve ser vivo, utilizado por muitos e diferentes grupos de pessoas, onde a simples presença destas, sinalizam quais lugares valem a pena.

Paisagismo e arborização

O projeto contempla o replantio das Palmeiras de porte médio e em boas condições de vida no entorno dos parques de lazer e convivência social. Prevê ainda, que mantenha as palmeiras imperiais no entroncamento da Rua Pirapora até o Semáforo da Avenida Ayrton Senna, com reposição das unidades que já foram retiradas ou que estão sem vida. Nas imediações de faixas de pedestres elevadas e no entorno dos parques haverá o plantio de espécies de pequeno porte, como flores e palmeiras de jardim. A iluminação será mantida, haja vista que foi substituída há pouco tempo, assim, a base dos postes será requadrada para não prejudicar a sustentação e receberá plantas.

O Prefeito Carlos Sirena e o vice-prefeito Nei da Farmácia, receberam o projeto entregue pelas profissionais. Agradeceram em nome de toda sociedade, e se dizem muito orgulhos por poder contar com o apoio de profissionais locais.

Confira algumas fotos do projeto em um folder explicativo no formato PFD.
Anexo.