10º Kalunga
Foi realizado em Juara, na Praça dos Colonizadores, a 10ª Edição do Kalunga, um evento promovido pelo Instituto Cultural Ilê Axé, UNEMAT, CNPq, Secretaria de Educação, Prefeitura de Juara e Centro Cultural Urucungo Capoeira, sob a organização do Mestrando Modelo – Professor Val. O Kalunga 2024 é uma celebração vibrante da rica cultura da capoeira. As ações da capoeira tem a filosofia do Grupo de Capoeira Centro Cultural Urucungo Capoeira.
A abertura do evento aconteceu na sexta-feira, dia 15, às 19h, com apresentações culturais que encantaram o público; Destaques como a linda apresntação da Casa de Umbanda Mãe Maria – Instituto Aruandê, a participação dos povos indígenas Apiaká – Kayabi, o projeto de extensão “No Ritmo da Dança” (UNEMAT, Juara), coordenado pela Profª Ma. Elizabeth Angela dos Santos, e a dança Xavante (A'uw? Uptabi), foram momentos marcantes. Além disso, houve apresentações dos acadêmicos da UNEMAT, coordenados pelas professoras Elizabeth Angela dos Santos e Amanda Pereira da Silva Azinari, e um belo Teatro de Sombras, que narrou a criação do mundo segundo a mitologia Yorubá.
No sábado, dia 16, aconteceu um dos momentos mais aguardado: a troca de graduação (batizado de capoeira). Essa cerimônia é especialmente significativa para as crianças e suas famílias, reunindo pais, amigos e a comunidade, celebrando a evolução dos alunos dentro da Capoeira.
O Professor Val, mestrando em Capoeira, destacou a importância do evento: “É um prazer proporcionar essa oportunidade para tantas pessoas, crianças, de se conectarem com a cultura. Hoje, o Kalunga abraça todo o Vale do Arinos, envolvendo alunos das escolas estaduais e municipais, além de jovens, adultos, idosos e crianças autistas. É um evento de alcance internacional, com participantes de outros países. Kalunga é força, resistência e brasilidade.”
O Kalunga reforça a cultura da capoeira como um símbolo de identidade e união, celebrando o patrimônio cultural do Brasil e promovendo inclusão e integração social.