Há alguns anos, as araras-canindé vêm chamando a atenção de quem trafega pela Avenida Rio Arinos, onde fazem seus ninhos nos troncos das palmeiras, tornando a cidade ainda mais alegre e bonita.
Observando o aumento da presença dessas aves no centro de Juara, a Divisão de Meio Ambiente da Prefeitura está desenvolvendo o projeto "Juara das Araras". Idealizado pela bióloga e chefe de Educação Ambiental, Irene Baganha, o projeto foi inspirado em iniciativas semelhantes já implementadas em outras cidades.
A proposta busca preservar os ninhos das araras, instalando estruturas seguras de madeira nos troncos de árvores e palmeiras, garantindo um local adequado para a reprodução da espécie. Segundo a bióloga, esse período reprodutivo ocorre entre dezembro e maio.
A confecção dos ninhos conta com a parceria dos reeducandos da Cadeia Pública de Juara. Além da Avenida Rio Arinos, a intenção é instalar os ninhos também no Lago Contemplativo do Geraldão e no Parque de Exposições da Acrivale.
Como complemento ao projeto, a Divisão de Meio Ambiente pretende realizar o plantio de árvores frutíferas na cidade, garantindo alimento para as araras e seus filhotes.
Educação ambiental conectando gerações e preservando as espécies.