Secretaria Municipal de Assistência Social e Diversidade Cultural

Quinta, 14 Março 2019 20:00

Prefeito participa da abertura da III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Juara

O prefeito municipal Carlos Amadeu Sirena, participou nesta quinta-feira (14.03) da solenidade de abertura da III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Juara – MT, realizada no salão do Clube da Terceira Idade, no bairro São João.

Carlos Sirena fez questão de prestigiar o evento, e parabenizar os organizadores do evento. “Respeitando os idosos, estamos respeitando nosso futuro, são experiências que somam muito nas nossas vidas, e tudo isso deve ser mantido”, destacou o prefeito. Carlos lembrou respeitosamente dos pais, que são grandes exemplos.

Na Conferência Municipal foram debatidos os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas públicas neste processo por meio de quatro eixos temáticos abordando: Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas; Educação: assegurando direitos e emancipação humana; Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

As conferências reúnem representantes do governo e da sociedade civil organizada, especialmente das próprias pessoas idosas, para debater os principais desafios e as prioridades para as políticas públicas que refletem no envelhecimento da população e na condição de vida das pessoas idosas, atualmente e nos próximos anos. E, para atender a Legislação, os municípios devem realizar até 31 de março suas respectivas conferências e os Estados até o dia 15 de agosto. A Etapa nacional será realizada durante o mês de novembro.

A advogada Drª Sandy de Paula Alves, participou da Conferência discutindo o tema central de conferência, debatendo os eixos temáticos propostos pelo Conselho Nacional dos Direitos do Idoso.