Secretaria Municipal de Saúde

Terça, 26 Novembro 2019 04:24

Dia do doador de sangue: Hemocentro de Juara homenageia os maiores doadores de sangue.

A equipe do Hemocentro de Juara, coordenada pelo médico Antônio de Pádua Filho e pela enfermeira Adriana Lauro, comemorou nessa segunda-feira, dia 25 de novembro, o Dia do Doador de Sangue, com um café da manhã e homenagem aos maiores doadores da Unidade de Coleta e Transfusão de sangue do Hospital Municipal.

A cerimônia contou com a presença da secretária de saúde e primeira dama Silvia Sirena, do vereador João do Hospital, que também é doador, começou com um café da manhã aos homenageados, teve entrega de certificados aos doadores e terminou com uma surpresa, a empresária Elisangela Cristina, da Bicicletaria Pedalando Macio, levou uma bicicleta para ser sorteada entre os doadores, para incentivar ainda mais a doação de sangue em Juara.

Durante todo esse mês de novembro, Hemocentro de Juara, através do banco de sangue, vem realizando orientações e conscientizações para as pessoas sobre a importância de doar sangue, conforme ressaltou Adriana Pires Lauro, coordenadora do Hemocentro.

O médico, Dr. Antônio de Pádua Filho, diretor clinico da Unidade de Coleta e Transfusão de sangue, destacou a importância do doador e especificou a importância de manter os estoques de sangue para socorrer vidas, principalmente em casos de acidentes e que, além de tudo isso, faz bem para a vida do doador.

Todos os doadores disseram que ficam ansiosos para chegar o dia de doar sangue, pois é uma ação de amor, não dói e causa a satisfação de poder ajudar pessoas que precisam do sangue para continuar vivendo.

A secretária de saúde, Silvia Sirena, destacou que doar sangue é doar órgãos e que ela sentiu a importância de doar sangue, quando sua mãe, que mora em Tabaporã, precisou e não tinha para socorrê-la, tendo sido necessário a transfusão direta, o que é um risco para o receptor. Felizmente o doador era saudável e nada de mais grave aconteceu, por isso ela destaca necessidade de mantermos nosso banco de sangue abastecido, pois o doador recebe uma bateria de exames que irão apontar se ele é portador de alguma doença e quem recebe tem a garantia de que está recebendo um produto de qualidade.

Cada doador de rotina da UCT de recebeu um certificado de doador fidelizado, assinado pelo diretor clinico Dr. Antônio, em agradecimento pelo exercício constante de cidadania, através desse gesto de solidariedade e amor, ajudam a compartilhar vida e esperança para quem mais precisa.

Confirma os nomes dos que receberam Certificados de Doadores Fidelizados no dia 25/11/19

Antônio Pedro Bernardi

Clarice Faccio Campos

Dalva Cordeiro Bordinhão

Eder Richardson da Silva

Eder Tadeu Carara

Genésio Pereira

Geneva Inácia da Silva Colinsque

Giliardi Moreira Souza

João Batista Rissotii

Luiz Fernando Cardena

Maria Lene Gonçalves Siqueira Lucio

Marli de Fátima Baraviera Conceição

Silvana Pereira de Paula

Obs.: Outros Doadores de repetição que comparecerem na UCT, também estarão recebendo o Certificado.