Secretaria Municipal de Saúde

Segunda, 07 Janeiro 2019 21:33

Secretaria de saúde de Juara vai desenvolver ações de combate a hanseníase durante o mês de janeiro

HANSEN4A Secretaria Municipal de Saúde, através do Posto de Assistência Médica (PAM) vai desenvolver a campanha JANEIRO ROXO, referente ao combate a Hanseníase, com ações em todos os PSFs, PAM e Postos de Saúde da Área Rural do município.

Para o mês de janeiro estão programadas as seguintes ações:

Dia 27, às 07h30 pit stop para panfletagem explicativa com a equipe do PAM, PSFs e ACS e divulgação nos meios de comunicação.

Dia 28, entrevista na mídia local com o médico Haroldo Hatanaka.

Dia 29, das 15h00 às 17h00, pit stop com entrega de panfletos educativos na Praça dos Colonizadores e passeata na Avenida Rio Arinos chamando a atenção da comunidade para a prevenção contra a doença.

O Brasil é o segundo país com mais casos de hanseníase e o Mato Grosso está entre os estados com mais casos e os exames não são feitos adequadamente, porém a doença tem cura e o tratamento é gratuito.

Um dos problemas que o portador do bacilo enfrenta é o preconceito. O paciente em tratamento não transmite a hanseníase, porém ele sofre discriminação e isto precisa ser também combatido e com muita informação.

Fonte: Assecom/Prefeitura/Juara/MT