Prefeita Municipal

Conheça Nosso Prefeita (Prefeita, Competência, Endereço, Notícias, Galeria de Fotos)

Segunda, 12 Agosto 2019 05:14

Prefeito Carlos Sirena participou do Primeiro Ato Cívico realizado pela Acrivale.

A Acrivale, Associação dos Criadores do Vale do Arinos, realizou no dia 09 de agosto, véspera da abertura da 27ª Exposição Agroindustrial do Vale do Arinos, o Primeiro Ato Cívico, que antecedeu a abertura oficial da festa.

Além do presidente da Acrivale, Junior Bonfim, o ato contou com a presença do prefeito de Juara, Carlos Sirena, do presidente do Sindicato Rural, Jorge Mariano, delegado Carlos Henrique, Tenente Thiago Silva, representando a Polícia Militar, do instrutor chefe do Tiro de Guerra, Subtenente Luiz Solano da Silva, membros da diretoria da Acrivale, convidados, alunos e professores da Escola Raio de Sol, da Sociedade Pestalozzi.

O presidente Junior Bonfim disse que o Ato Cívico visa resgatar a cidadania, civismo e respeito aos símbolos nacionais. Na oportunidade foram executados os hinos de Juara e nacional e hasteadas as bandeiras, do Brasil, Mato Grosso, Juara, Senar e Acrivale.

O prefeito Carlos Sirena falou da importância do ato e lembrou os tempos em que a escola e a família tinham conceitos diferentes do que temos hoje e que é muito bom ter de volta essas atitudes, resgatadas através do ato cívico realizado pela Acrivale.

O subtenente Solano, falou da importância do civismo e do culto aos símbolos nacionais, ele disse que as matérias de Educação Moral e Cívica OSPB, Organização Social e Política Brasileira, deveriam voltar para as escolas brasileiras.

Civismo e patriotismo:

O termo civismo refere-se a atitudes e comportamentos que no dia-a-dia manifestam os cidadãos na defesa de certos valores e práticas assumidas como os deveres fundamentais para a vida coletiva, visando a preservar a sua harmonia e melhorar o bem-estar de todos. Mais especificamente, o civismo consiste no respeito aos valores, às instituições e às práticas especificamente políticas de um país. Dessa forma, o civismo é uma questão de cultura política e de filosofia política.

Patriotismo, do grego patriótes (patrício), é o sentimento de orgulho, amor, e devoção à pátria, aos seus símbolos (bandeira, hino, brasão, vultos históricos, riquezas naturais, e patrimônio material e imaterial). É razão do amor dos que querem servir o seu país e ser solidário com os seus compatriotas.

Ao longo da história, o amor à pátria vinha sendo considerado um simples apego ao solo. Tal noção mudou no século XVIII, que passou a assimilar noções de costumes e tradições, o orgulho da própria história e a devoção ao seu bem-estar. Através de atitudes de devoção para com a sua pátria, pode-se identificar um patriota.