Prefeitura Municipal de Juara - MT (Gestão 2017/2020)

Chefe de Gabinete

Conheça Nosso Chefe de Gabinete (Chefe (a), Estrutura Organizacional, Competência, Endereço, Notícias, Galeria de Fotos e Documentos)

Quinta, 08 Novembro 2018 16:22

Saiba como concorrer a vagas do Prouni com a nota do Enem

Publicado por: Governo do Brasil, com informações do Ministério da Educação

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é, atualmente, a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, tanto em instituições públicas quanto privadas. Quem vai fazer as provas este ano, em 4 e 11 de novembro, deve se informar sobre todas as opções. Uma delas é o Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em faculdades privadas.

Para se candidatar ao Prouni o estudante deve ter participado do Enem e alcançado no mínimo 450 pontos na média das cinco notas (ciências da natureza; ciências humanas; linguagens, códigos ; matemática e redação). Além disso, o candidato não pode ter zerado a redação.

O Prouni leva em consideração apenas as notas da edição mais recente do Enem. Ou seja, se o candidato fez provas em outros anos, essas notas não serão consideradas. Da mesma forma, se ele não participar da edição mais recente do Enem, não está apto a concorrer a uma vaga na faculdade pelo Prouni. Uma vez que o estudante fez a prova do Enem mais recente e se inscreveu no Prouni, a nota obtida no exame será critério para a distribuição das bolsas de estudos.

Além de ter feito o Enem e cumprido os critérios mínimos de desempenho, para participar do Prouni o estudante deve ter renda familiar per capita de até três salários mínimos. Por fim, ele deve se encaixar em pelo menos umcritério dos listados abaixo:

• Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública
  • Ter cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral
  • Ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista integral
  • Ser pessoa com deficiência
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Segundo o Ministério da Educação, nesses casos, a renda não é considerada

O estudante que corresponda aos pré-requisitos pode participar do Prouni e concorrer a uma vaga em qualquer curso de uma instituição participante do programa. Na época das inscrições, o Ministério da Educação divulga as faculdades nas quais é possível ingressar por meio do programa. O candidato escolhe, então, curso, turno e instituição, dentre as disponíveis conforme seu perfil socioeconômico.