Terça, 14 Maio 2019 11:12

CAPS fará evento no Dia Nacional de da Luta Antimanicomial.

A coordenadora do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), enfermeira Magali Maria da Silva, acompanhada da professora Michele Aparecida Barbosa, visitaram o gabinete do prefeito Carlos Sirena nessa segunda-feira, dia 13 de maio, com o objetivo de entregar uma lembrança produzida pelos participantes do programa, relacionada ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial e para convidar o chefe do poder executivo municipal e servidores da prefeitura, para as atividades que serão realizadas no próximo dia 17 na Praça dos Colonizadores.

A data de 18 de maio foi instaurada em 1987 na cidade de Bauru, durante o Congresso de Trabalhadores de Serviços de Saúde Mental, deu visibilidade ao Movimento da Luta Antimanicomial, adotando o lema "Por uma sociedade sem manicômios" e inaugurando uma nova trajetória da proposta de Reforma Psiquiátrica Brasileira. Seus objetivos são, desde então, propor não só mudanças no cenário da Atenção à Saúde Mental, mas, principalmente, questionar as relações de estigma e exclusão que social e culturalmente se estabeleceram para as pessoas que vivem e convivem com os “transtornos mentais”.

Em Juara as atividades ocorrerão na sexta-feira, dia 17 de maio, a partir das 8h na Praça dos Colonizadores e a visita das representantes do CAPS ao legislativo objetiva convidar os vereadores para participar das atividades e sensibilizar as autoridades para os trabalhos desenvolvidos no Centros de Atenção Psicossocial.